segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sociedades Tribais - Etnocentrismo


O VERDADEIRO OLHAR


Os povos tribais, são vistos como povos inferiores, pela sua cultura de rituais e convicções míticas, pelo fato de não terem escrita, nem estado entre outros. Apenas por não ser uma cultura de vida da nossa sociedade de poder, dinheiro e ambição.
Mas mesmo sendo diferente, alguns aspectos de vida são bem melhores do que os nossos, eles vivem melhor e mais tempo, têm harmonia e compaixão entre eles, não precisam d prisão, não "derrubam uns aos outros, eles sempre estão se ajudando para o bem da tribo. Fazem alguns rituais que podem até provocar dor, mas no ponto de vista deles é só para o bem da pessoa.
Eles não têm classes sociais, eles se baseiam em mitos de seus ancestrais que são transmitidos todos oralmente, nela a terra pertence a todos, é uma sociedade onde não precisa de advocacia, de juiz, de advogado, o erro deles, eles mesmos resolvem entre si, com a opinião do povo. Não há poder, seu chefe é apenas seu representante no dia-a-dia, nas guerras entre tribos que sempre existirá em qualquer sociedade.
Os povos tribais manteram sua sociedade desde muitos anos, o que nos diz que funcionou, eles foram com certeza o começo da nossa sociedade brasileira, e "não se trata de uma falha dos povos tribais, mas uma virtude que nós, teríamos perdido".
Enfim eles podem não ter uma visão etnocêntrica para alguns, mas é com certeza para muitos, e esses muitos foram os que puderam perceber a verdadeira sociedade tribal e a imagem que eles sempre nos passam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário